O trabalho em Comunidade é uma das premissas fundamentais na filosofia do Software Livre. Contar com o apoio do mundo acadêmico, como docentes, pesquisadores, discentes, servidores administrativos, se faz importante para que esta cultura não caia no esquecimento.
Sérgio Amadeu da Silveira é um sociólogo brasileiro reconhecido como defensor e divulgador da cultura do software livre e da inclusão digital no Brasil. Sérgio é docente da Universidade Federal do ABC, lotado no Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas no Curso de Relações Internacionais. Seus estudos estão concentrados nas áreas do Estado, Sociedade e Políticas Públicas.
Como defensor e atuante da comunidade do software livre no mundo acadêmico, no ano de 2003, Foi nomeado e assumiu, em fevereiro de 2003, como presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) da Casa Civil da Presidência da República do Brasil. Em sua gestão, o ITI assumiu a secretaria executiva do Projeto Casa Brasil, de inclusão digital. Participou da criação do Comitê de Implementação de Software Livre (CISL), uma iniciativa para incentivo ao uso do software público.
Uma das premissas do Comitê, é de Promover condições para a mudança da cultura organizacional para adoção do software livre e também a criação de uma política nacional de software livre.
Sérgio também se destaca por suas obras literárias, as quais sempre contam com a defesa da cultura do software livre e também da promoção do direito de todos terem acesso a inclusão digital, das quais podemos destacar Além das Redes de Colaboração (ISBN 978-85-232-0524-9) e Cultura, Política e Ativismo nas Redes Digitais (ISBN 978-85-7643-213-5).
Comments